O objetivo SenhorExcel- Oficial é ajudar os usuários do Microsoft Office Excel, nas tarefas do dia a dia e resolver de forma simples e fácil as mais diversas situações na utilização do Excel como criação de planilhas complexas, relatórios, gráficos, dashboards, tabelas dinâmicas além dos demais recursos disponíveis.

18 de mar. de 2012

Como eu faço para separar o nome do sobrenome.

É muito comum este tipo de situação principalmente quando os dados são provenientes de importação, seja de qualquer origem, banco de dados, formulários da internet etc.
Caso na origem o nome e sobrenome não estão separados em campos distintos o Excel pode dar uma ajuda nesta tarefa, para isso devemos utilizar algumas funções de texto.

1.    Devemos identificar onde começa e termina o nome, neste caso o primeiro espaço do nome completo e esse ponto. Ou seja, começa no “J” e termina no “ “ ( primeiro espaço em branco). E o sobrenome começa no primeiro caractere depois do primeiro espaço em branco, ou seja, no “C”.
2.    Para aplicarmos em uma lista de nomes e não apenas em um único nome devemos utilizar algumas formulas.
Como não sabemos em que posição está o primeiro espaço em branco, vamos utilizar a função LOCALIZAR(texto_procurado, no_texto, [núm_inicial]), localiza um texto_procurado em um segundo no_texto e retornam o número da posição inicial da primeira cadeia de texto do primeiro caractere da segunda cadeia de texto. Ou seja, irá retornar a posição do primeiro espaço em branco.
=LOCALIZAR(" ";A2;1) o resultado será 5.
Com a posição do espaço em branco que é cinco, devemos agora extrair parte do texto que deve começar na posição 1 e terminar na posição 5, para isso vamos utilizar a função EXT.TEXTO(texto;núm_inicial;núm_caract), que retorna um número específico de caracteres da seqüência de caracteres texto, começando na posição núm_inicial, com base no número de caracteres núm_caract.. Com não queremos o espaço em branco no nome devemos colocar 5-1, quer ficaria assim:
=EXT.TEXTO(A2;1;LOCALIZAR(" ";A2;1)-1)



Agora para obter o sobrenome devemos utilizar a função EXT.TEXTO() e a função LOCALIZAR() porém alterando a posição núm_inicial;e núm_caract. Mas como os nomes da lista de vários nomes e cada um com um tamanho diferente devemos definir a quantidade de caracteres que tem cada nome depois extrair o número certo de caracteres. Para isso vamos usar a função NÚM.CARACT(texto) que retorna o número de caracteres em uma seqüência de caracteres de texto.
=NÚM.CARACT(A1)
Juntando as funções temos:
=EXT.TEXTO(A2;LOCALIZAR(" ";A2;1)+1;NÚM.CARACT(A2)-LOCALIZAR(" ";A2;1))
A2: O nome completo;
LOCALIZAR(" ";A2;1)+1: Posição inicial para começar a extrair, 5+1(espaço em branco)
NÚM.CARACT(A2): quantidade total de caracteres do nome completo,
LOCALIZAR(" ";A2;1): quantidade de caracteres a ser desconsiderada,(nome).


Espero que agora não tenhamos mas problemas com nome e sobrenome no excel, em um outra oportunidade estarei explicando como colocar o nome no estilo americano.

7 comentários:

  1. posso usar isso para separar meu sombrenome do nome da minha ex mulher ? rs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.Ajudou muito. Arthur.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Mto bom! Esclareceu, de modo bem claro, minha dúvida. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo tutorial mais user outro método mais simples para separar nome de sobrenome porem alem do nome do sobrenome estou precisando separar e tirar de um lista todos os contatos que tem numero fixo dos contatos que tem numero de celular gostaria de uma ajuda se possível desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então neste caso também usamos o mesmo critério. envie o exemplo de sua lista fica mais fácil.

      Excluir