O objetivo SenhorExcel- Oficial é ajudar os usuários do Microsoft Office Excel, nas tarefas do dia a dia e resolver de forma simples e fácil as mais diversas situações na utilização do Excel como criação de planilhas complexas, relatórios, gráficos, dashboards, tabelas dinâmicas além dos demais recursos disponíveis.

POWER BI: Conecte-se aos seus dados, todos os dados

Explore seus dados de onde estiver, na nuvem ou localmente, incluindo fontes de Big Data como Hadoop e Spark. Com conexões a centenas de fontes e em constante crescimento, o Power BI Desktop permite que você tenha insights profundos de uma ampla gama de cenários.

POWER BI: Prepare e modele seus dados com facilidade.

A preparação de dados pode tomar a maior parte do seu tempo. Mas não precisar ser assim, com a modelagem de dados do Power BI Desktop. Limpe, transforme e combine os dados de várias fontes, em alguns cliques. Recupere horas do seu dia.

POWER BI: Forneça análise avançada com a familiaridade do Excel

Permita que os usuários de negócios se aprofundem nos dados e encontrem padrões que podem ter sido perdidos, com recursos do Power BI como medidas rápidas, agrupamento, previsão e clustering. Os usuários avanços tem controle total do seu modelo usando a linguagem de fórmula DAX. Se você for familiar com o Excel, você se sentirá em casa com o Power BI.

POWER BI: Crie relatórios interativos personalizados para seu negócio.

Crie relatórios impressionantes com visualizações de dados interativas. Diga-nos sua história de dados usando uma tela do tipo “arrastar e soltar” e mais de 85 visuais de dados modernos da Microsoft e parceiros, ou crie seus próprios usando a estrutura de visual personalizado de software livre do Power BI. Projete seu relatório usando temas, formatação e ferramentas de layout.

POWER BI: Crie para todos de qualquer lugar.

Obtenha análises visuais para as pessoas que precisam delas. Crie relatórios otimizados móveis para que os visualizadores consumam de qualquer lugar. Publicar por meio do Power BI Desktop para a nuvem ou localmente. Relatórios inseridos criados no Power BI Desktop em aplicativos ou sites existentes.

5 de jun. de 2016

12 maneiras de se tornar expert no Excel.

Para se tornar um expert em Excel é necessário você unir basicamente duas coisas:
EXPERT = (CONHECIMENTO + PRÁTICA)

E para ajudar nessa tarefa estou publicando algumas maneiras de você conseguir chegar lá.
A relação destes componentes é diretamente proporcional quanto mais conhecimento você obter, mais você precisa praticar quanto mais você praticar mais conhecimento você vai obter.
O resultado disso e se tornar um EXPERT EM Excel.
Porém ser um expert em Excel não é uma ação isolada, o Excel torna você um expert também no que você faz, na sua atividade no seu segmento, como?
Por que você executa a sua atividade, o seu trabalho de forma mais produtiva, mais eficaz, em um tempo menor, com melhores analises, com um melhor acabamento.

O Excel ajuda você no seu dia a dia, por isso o Excel é uma ferramenta importante.

Este texto a seguir é uma adaptação de um post datado de 2012, antigo, porém muito atual e se aplica muito bem nos dias de hoje, e teve como base o site CHANDOO.ORG um site EXPERT EM EXCEL e o blog INTELIGÊNCIA MERCADOLÓGICA.

Senhor Excel


Na postagem comentada acima, o autor ressalta a importância do Excel para um profissional que o utiliza constantemente. Se tornar expert em Excel é abrir portas para uma imensidão de oportunidades que facilitarão seu trabalho e garantirão um destaque maior na sua atual habilidade em lidar com dados.

1. Aprenda todos os dias

Mente aberta e curiosidade são os principais aliados para um aprendizado rápido, constante e saudável. Ter ideias sobre como fazer algo no Excel, mesmo sem precisar, e tentar aprendê-la é, na maioria das vezes, a forma mais divertida de aprender sem ter que reservar um tempo para ler um livro inteiro de Excel ou fazer um curso.

2. Melhore algo em seu trabalho sendo voluntário
Se você observar algo que precise de melhoria, mesmo que não seja em sua área de atuação (por exemplo, um profissional de marketing vê algo que pode ser otimizado no setor administrativo), se voluntarie para melhorar aquilo.
Essa é uma das práticas mais recompensadoras, pois além de melhorar o processo de um setor que otimizará várias tarefas em cadeia, você se torna conhecido pela proatividade, habilidades no Excel e, consequentemente, garante boas recomendações.

3. Ajude um colega
Conhecimento deve ser compartilhado. Ajude um colega de trabalho e verá que, quanto mais você ajuda, mais aprende.

4. Frequente um fórum e resolva um problema
Fóruns são um dos meus lugares favoritos para procurar solução de problemas tanto de Excel, quanto de outros softwares. Além de encontrar soluções, ajudar usuários do fórum se torna igualmente recompensador, pois garante inúmeras possibilidades de mais aprendizado nas discussões e desenvolvimento dos tópicos.

5. Leia um livro
Apesar da imensidão de informações na internet, o livro continua sendo seu principal aliado para aprender. Essa atividade, que exige exclusividade (diferente do computador) aprofunda a mente no assunto lido e o conhecimento é fixado e aprendido com mais facilidade. É nos livros que temos os conteúdos mais confiáveis também.

6. Participe de um concurso
Essa é uma das dicas que eu nunca experimentei por causa da falta de tempo, mas certamente é bem legal. Como espectadora, sempre acompanho os concursos de Excel e, a partir de resultados de ganhadores e perdedores destes concursos, constatei que é possível aprender bastante. Um bom exemplo são os concursos realizados no Chandoo. Em um destes concursos, um dos participantes fez uma planilha incrível no Excel e hoje a tenho como referencia para vários trabalhos.

7. Brinque com algo que não conhece
Escolha uma ferramenta ou fórmula no Excel que você nunca utilizou e experimente-a. Certamente será encontrado algum uso para funções que você nem sabia que existia. O conceito é: Aprenda antes de necessitar aprender sobre algo.
Por exemplo, há um ano, eu nunca tinha utilizado a fórmula "SOMASE" com condicional (=SOMASE (--(RESTANTE DA Fórmula)). Depois que aprendi suas possibilidades, fico indignado por não tê-la aprendido antes, pois hoje utilizo em vários relatórios.

8. Tenha boas referencias de outros segmentos
Uma das minhas melhores fontes para ideias e criação de layouts no Excel é em jornais. Além de ser uma ótima base para ampliar o conhecimento em questões de análises de dados, as visualizações de relatórios, imagens, gráficos e infográficos te garantirá novas ideias todos os dias.

9. Inscreva-se em um Newsletter ou RSS

Tenha acesso a conteúdos novos todos os dias. Bons sites que acompanho:
http://chandoo.org

10. Pesquise no Youtube
Para Excel, Youtube é uma das melhores plataformas de aprendizado. Você pode encontrar contas do Office e experts em Excel que fazem vídeo tutoriais habilitando-o a entender melhor sobre o assunto. Digite "Excel" no search do YouTube e veja.

11. Faça um curso
A melhor maneira de começar algo é buscar ajuda de profissionais bons no que você quer aprender. Cursos de Excel online ou em boas escolas de informática é uma excelente escolha para aprender. Mas atenção ao escolher a instituição ou método de ensino, cursos fracos não adiantam nada.

12. Acredite que você é demais
Acreditar em você é o principal esforço que se deve fazer para aprender e aplicar seu conhecimento em Excel. Veja uma necessidade no Excel em seu trabalho como um desafio e tente solucioná-lo aprendendo coisas novas que otimizarão esta tarefa.